Perguntas Frequentes
Principais sintomas:
Sangramento nas mucosas e gengiva.
Hematomas
Perda de peso e sudorese noturna
Hemorragias pelo nariz
Manchas roxas facilmente adquiridas
Palidez
Fadiga
Doenças que envolvem o sistema hematopoético, ou seja, tecidos e órgãos responsáveis pela proliferação, maturação e destruição das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). A hematologia também estuda os distúrbios de coagulação que envolvem substâncias contidas no plasma.
- ANEMIAS: carenciais (falta de ferro/vitamina B12), hemolítica, aplásica, hemoglobinopatias (talassemia);
- ALTERAÇÕES DA COAGULAÇÃO: plaquetopenias (púrpuras), hemofilias, doença de Von Willebrand, trombofilias;
- DOENÇAS PROLIFERATIVAS E INFILTRATIVAS: leucemias agudas e crônicas, linfoma de Hodgkin, linfomas não-hodgkin, mielodiplasias, mieloma múltiplo, síndromes mieloproliferativas.
Diferentemente de outros tipos de câncer, que são tratados pelo oncologista, os cânceres do sangue, como as leucemias e os linfomas, são tratados pelo hematologista. É o hematologista quem faz o transplante de medula e a indicação e acompanhamento da quimioterapia. Os tratamentos com transfusão de sangue também são prescritos e acompanhados pelo hematologista. Assim como o uso de anticoagulantes e outros medicamentos para tratar trombose e demais alterações de coagulação. O hematologista também atua nos bancos de sangue e hemocentros.
Você precisar ter em mãos a solicitação médica, se o exame for feito por convenio essa solicitação deverá estar previamente autorizada para realização na Uni medula.
Não é necessário preparo para o exame de medula óssea, como jejum ou suspensão de medicamentos. Solicitamos que no dia do exame traga os nomes das medicações em uso e um exame de hemograma recente. É sempre importante trazer um acompanhante no dia da realização do exame.
Após encaminhamento do seu médico hematologista você deverá marcar uma consulta com a equipe de transplante de medula óssea no CETHUS pelo telefone 15 - 3229-3000 Ramal 3026, no dia da consulta você deverá levar todo seu histórico de tratamento e exames.
O serviço de TMO está sob coordenação do Dr Robenilson A Souza e conta com uma equipe multidisciplinar com habilitação e experiência em transplante. Os pacientes podem ter sua avaliação pré – transplante no CETHUs. Na avaliação pré-transplante, são feitas indicações e elegibilidade dos pacientes para o procedimento e também a orientação sobre como são as etapas do transplante. Após a avaliação do pré-transplante, o paciente é internado pra a realização do TMO no hospital Unimed Sorocaba.
Atualmente realizamos TMO Autólogo e Alogênico aparentado 100% Full Match e haploidêntico 50% e compatibilidade.
Sim, o Transplante de Medula Óssea é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde.